O Efeito da Gratidão - Aurora Ray

31/12/2023 16:53

*Como a gratidão transforma sua vida e sua saúde*

A gratidão é a emoção sincera que reflete uma apreciação pelas coisas que se tem na vida. É uma mentalidade focada na abundância em nossas vidas, e não na escassez percebida.

Quando praticamos a gratidão, vemos nossas vidas sob uma luz mais positiva e reconhecemos os dons que, de outra forma, consideraríamos garantidos. A gratidão tem sido estudada extensivamente nas últimas décadas por psicólogos e pesquisadores, com profundas implicações para o despertar espiritual e a saúde mental.

A gratidão desvia nossa atenção de emoções negativas como ressentimento, inveja e frustração. Em vez disso, voltamos a nos concentrar no bem que existe e nas ações gentis dos outros.

Isso não apenas melhora nosso humor no presente, mas pesquisas mostram que a prática da gratidão reconfigura nossos cérebros ao longo do tempo para nos tornarmos mais otimistas e contentes. Pode ser um antídoto poderoso para sentimentos de isolamento, ansiedade e depressão.

Muitas tradições filosóficas e espirituais também enfatizam a gratidão como uma prática central. Eles ensinam que isso abre nossos corações para dar e receber amor de forma mais plena. Com uma gratidão mais profunda, sentimos uma maior sensação de interconexão e vemos os desafios como oportunidades de crescimento.

Quando incorporada como um hábito regular, a gratidão pode mudar fundamentalmente a forma como nos relacionamos conosco, com os outros e com a própria vida.

Os benefícios da gratidão:

Foi demonstrado que a gratidão traz muitos benefícios para a saúde mental e o bem-estar geral. Aqueles que demonstram gratidão de forma consistente muitas vezes compartilham níveis mais elevados de felicidade e satisfação geral com suas vidas.

Uma das razões pelas quais a gratidão melhora a saúde mental é porque ela desvia o foco das emoções e pensamentos negativos. Quando fazemos uma pausa para refletir sobre as coisas pelas quais somos gratos, interrompemos a tendência de ficarmos obcecados com problemas ou reclamações. Isso ajuda a quebrar ciclos de ruminação e fixação no negativo, o que pode prejudicar o humor.

A gratidão também ativa os centros de recompensa e prazer do cérebro. Agradecer a alguém que o ajudou ou refletir sobre acontecimentos positivos da vida estimula a liberação de dopamina e serotonina. Sentimentos de felicidade e bem-estar estão ligados a esses neurotransmissores. Isso ajuda a explicar por que as pessoas gratas têm uma mentalidade mais positiva e otimista.

Além disso, praticar regularmente a gratidão fortalece os caminhos neurais para o pensamento positivo ao longo do tempo. À medida que transformamos a gratidão em um hábito, treinamos nossos cérebros para buscar o lado positivo das situações e nos concentrar menos no negativo. Isso pode reduzir os níveis de cortisol, levando à redução da ansiedade e dos sintomas depressivos.

No geral, incorporar a gratidão na vida diária – através de práticas como manter um diário de gratidão ou escrever notas de agradecimento – pode levar a melhorias significativas na saúde mental e na felicidade. A pesquisa mostra que expressar “gratidão” e apreço realmente faz maravilhas para o bem-estar.

A ciência por trás da gratidão:

Um corpo crescente de pesquisas científicas mostra que a gratidão tem impactos profundos tanto na nossa psicologia quanto na nossa fisiologia. A pesquisa indicou que o envolvimento em práticas de gratidão pode resultar nos seguintes benefícios.

Pesquisa sobre gratidão e o cérebro:

Estudos de neurociência mostraram que sentimentos de gratidão ativam regiões cerebrais associadas à recompensa, cognição moral, cognição social e julgamento de valor. Descobriu-se que a gratidão estimula o hipotálamo, que regula o estresse e a área tegmental ventral, parte do nosso circuito de recompensa que produz dopamina. Isto pode explicar porque as práticas de gratidão promovem o bem-estar psicológico e social.

Mudanças fisiológicas:

Estudos demonstraram que as práticas de gratidão podem reduzir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e a saúde do coração e levar a um sono melhor e mais repousante.

Um estudo descobriu que participantes que mantiveram um diário de gratidão durante três semanas mostraram uma melhoria significativa nas medidas de bem-estar geral, satisfação com a vida, níveis de energia, entusiasmo, determinação, atenção e conexão.

Ciência do diário de gratidão:

Vários estudos demonstraram que o diário e a escrita reflexiva sobre aquilo pelo que somos gratos podem trazer benefícios físicos e mentais significativos.

Num estudo de dois meses, os participantes envolvidos numa reflexão semanal sobre gratidão relataram melhorias nas medidas de otimismo, satisfação com a vida e felicidade. Escrever coisas pelas quais somos gratos nos ajuda a reviver os sentimentos positivos e reforça os caminhos neurais associados à gratidão.

A pesquisa deixa claro que a gratidão têm efeitos amplos e mensuráveis ​​tanto em nossa psicologia quanto em nossa fisiologia. Praticar a gratidão fortalece áreas do cérebro associadas à felicidade, ao mesmo tempo que diminui os níveis de hormônio do estresse. A ciência continua a revelar a infinidade de benefícios que a gratidão pode ter em nossas vidas.

A ciência por trás da gratidão mostra que não é apenas uma emoção de bem-estar – cria mudanças reais em nossos cérebros e corpos. Então, façamos da gratidão um hábito diário, valorizando os pequenos momentos e as pessoas que nos rodeiam. Ao fazer isso, não estamos apenas dizendo “obrigado”. Estamos desbloqueando uma forma de vida melhor e mais saudável.

A gratidão é de fato o presente que continua a oferecer alegria!

Nós os amamos muito.
Estamos aqui com vocês.
Somos sua família de Luz.
Nós somos a Federação Galáctica.

A’HO

Aurora Ray
Embaixadora da Federação Galáctica

Fonte: https://thegalacticfederation.com
Tradução: DE CORAÇÃO A CORAÇÃO

Fonte 2: www.sementesdasestrelas.com.br
 
 
 

 

Contato

Mestre Adama de Telos
 

 

                

INDIGOS

* Reconheço que tenho um lugar no plano divino, onde me encaixo perfeitamente e o estou ativando agora!

* Reconheço e aceito o potencial que a Terra tem para apoiar meu crescimento espiritual e me disponho a cooperar com ela de todas as maneiras possíveis agora!

Jomarion... Simbolo Geométrico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novo catálogo

Este catálogo está vazio.

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.